Estilos de decoração de casamento: Contemporâneo

13.10.2015

 

 A partir deste post vamos compartilhar com nossas noivinhas um super guia sobre estilos de decoração de casamento. Ao todo vamos falar de quase 20 estilos diferentes! Vamos te ajudar a entender como cada um dos estilos pode ajudar a compor as festas mais lindas do mundo!

 

Como vocês podem imaginar a origem de tudo está na arquitetura e no design de interiores. São os grandes arquitetos e designers que criaram e continuam a criar estilos que encontramos nos edifício, hotéis, casas, restaurantes e, claro, nas festas mais estilosas do mundo.

 

Definir um estilo é importante para dar unidade, trazer harmonia e facilitar a escolha das peças, flores e mobiliário. É possível fazer um mix de estilos, mas é preciso um olho treinado para não ficar uma bagunça!

 

E para começar, vamos falar do estilo contemporâneo, um hit entre os descolados, que valorizam mobiliário de linhas retas, cores neutras, flores em arranjos geométricos e luz cenográfica em pontos estratégicos.

 

O estilo contemporâneo baseia-se na simplicidade, caracterizando-se por uma aparência clean e moderna.

 

 

O mobiliário é caracterizado por silhuetas marcadas e esguias, peças angulares e traços simples. Privilegia-se mobília larga e espaçosa, baixa (muitas vezes rente ao chão) e superfícies completamente lisas, até porque são estas as principais protagonistas deste estilo de decoração. A estrutura forte da mobília pode e deve ser suavizada com tapetes macios, estofados confortáveis e têxteis convidativos.

 

As matérias-primas de eleição são o vidro, pedra, cimento, metal, aço, mármore, madeira clara e escura, que proporcionam uma elegância sublime aos espaços contemporâneos.

 

Em termos de acabamentos, o destaque vai para os detalhes envernizados, envidraçados, metalizados e pintados.

 

Alguns dos têxteis que normalmente se identificam com o estilo contemporâneo são o cabedal, alcântara, vinil, corda, bouclé, flanela, lã, algodão, linho, seda, cachemira e juta.

 

As estampas ficam, em geral, restritas a detalhes, uma vez que os tecidos lisos são uma forte característica deste estilo. No entanto, um padrão vistoso ou sutil pode funcionar como o elemento diferenciador na decoração.

 

São muito valorizadas as formas geométricas, quer em elementos decorativos, quer em peças de arte.

 

Privilegia-se uma paleta de cores neutra, onde se destaca o preto, branco, cinza, azul-acinzentado, bege, creme e castanho. Embora utilizadas principalmente em variações monocromáticas, estes tons podem ser dinamizados com a aplicação de alguns apontamentos em cores mais fortes, como o amarelo, laranja, vermelho, berinjela ou lilás.

 

 

As paredes são normalmente claras e os tetos pintados de branco; no entanto, o uso de papel de parede também empresta um toque de contemporaneidade a este estilo.

 

É habitual decorar paredes com molduras pretas, brancas ou metalizadas; agrupadas em pequenos conjuntos simétricos, o seu efeito é incrível.

 

 

O uso de plantas e flores deve ser reservado a espécies grandes, vistosas e despretensiosas, exibidas em vasos lisos e modernos.

 

A iluminação artificial tem sempre uma função específica, ou seja, deve estar orientada para iluminar um determinado espaço ou peça. Os lustres são, muitas vezes, autênticas obras de design. Os focos de teto embutidos são também uma excelente opção para quem quer criar uma decoração contemporânea.

 

 

No chão temos o soalho em madeira, ladrilho ou pedra polida. Os tapetes devem ser lisos ou então estampados com formas geométricas vistosas.

 

O estilo contemporâneo é marcado por algum despojamento, notadamente no que toca a peças decorativas – aqui valoriza-se a qualidade, em detrimento da quantidade. Menos é mais e os elementos chave devem ser vistosos e de elevado bom gosto.

 

Para evitar que o espaço fique muito austeros, combinam-se peças arredondadas com peças mais retas, conjuga-se mobiliário alto e baixo, utiliza-se texturas, alguns padrões e cores chave para criar um ambiente luxuoso e confortável.

 

E vocês, gostam deste estilo? 

 

 

Please reload

Posts Recentes

January 23, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload

    decoração de casamentos em são paulo, decoração de casamentos em sp, decoraçao casamento sao paulo, decoracao casamentosp, decoração casamento na fazenda, decoração casamento na praia, decoração casamento litoral norte sp, decoração casamento litoral norte são paulo, decoração casamento no campo, decoração casamento fazenda vila rica, decoração casamento fazenda santa bárbara, decoração casamento fazenda santa barbara, decoração casamento haras vila real, decoração casamento casa das caldeiras, decoração casamento contemporâneo 8076, decoração casamento estação são paulo, decoração casamento reserva tamba, decoração casamento fazenda são mathias, decoração casamento espaço villa lobos, decoração casamento palácio tangará, decoração casamento fazenda das cabras, decoração casamento terras de clara, decoração casamento fazenda dona inês, decoração casamento fazenda fagundes, decoração casamento fazenda alvorada, decoração casamento fazenda vassoural, decoração casamento fazenda lageado, decoração casamento villa d'angelo, decoração casamento fazenda dona catarina